Uma despedida de tirar o fôlego

A Última etapa do Campeonato Baiano de Kart agitou o fim de semana na praia de Ipitanga, em Lauro de Freitas. Os pilotos não decepcionaram o público que compareceu em bom número, ao Kartódromo Ayrton Senna. A prova foi realizada neste domingo (04), às 10h, e marcou em grande estilo a despedida dos kartistas da temporada 2011.

A prova que marcou a sétima etapa do Baianão de Kart começou com a categoria cadete. Filipe Pinheiro já entrou na pista campeão, mas nem por isso ele não levou a corrida a sério. O piloto liderou com folga e a briga na pista ficou mesmo pelo segundo lugar. Lilian Sabarin, a Bubu, e Juan Manuel, o Pequeno Voador, protagonizaram uma disputa emocionante. Faltando poucas voltas para o fim da prova Juan ultrapassou Lilian e conquistou o segundo lugar e o vice-campeonato.
“Conquistar este título foi muito difícil devido à qualidade dos outros competidores”, declara Pinheiro. Ele conta que não tem planos definidos para 2012, mas provavelmente ele deve mudar de categoria. Já Juan, revela que no ano que vem vai disputar os Campeonatos Brasileiro e do Nordeste. “Meu objetivo é continuar treinando para conquistar o título baiano em 2012 e me destacar no Campeonato Brasileiro”, diz.
Assim como na categoria Cadete, a Super Kart já tinha definido o seu campeão. Alexandre Rosário largou na pole position e venceu a prova. A corrida parecia que iria ser difícil e logo no começo Rosário perdeu a posição para Felipe Augusto. Mas o pilotou não demorou a recuperar a primeira colocação e garantir mais uma vez o topo do pódio. “Depois do título antecipado, a vitória na última etapa serviu para encerrar o ano com chave de ouro”, festeja Rosário. Adrieli Sabarin e Victor Luz completaram o pódio.
Finalizando a sétima etapa, os pilotos das categorias Sport 400 e Sport 400 Júnior fizeram a corrida mais emocionante do dia. Com 23 carros na pista, a prova ainda não tinha campeão definido e valeu a disputa do título. Logo no início, Cássio Almeida ultrapassou Vicente Infesta e os dois, juntos com Franklin Maiolino, disputavam acirradamente a primeira colocação.
Franklin que vinha em terceiro abandonou a prova. Aí Alexandre Rosário se aproximou e deu mais um show na pista. O piloto assumiu a primeiro lugar, conquistou mais uma vitória e garantiu o título da Sport 400. “2011 foi um ano perfeito. Consegui o título das duas categorias que disputei. Pretendo continuar trabalhando muito e manter a hegemonia em 2012”, comemora.
A organização de prova informa que os campeões, que dependem de descartes e cumprimento de regras da competição, serão conhecidos na premiação dos melhores do ano (campeões e vices) que será no dia 20 de dezembro, às 19 horas, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores, ao lado do Elevador Lacerda, em Salvador.
O Campeonato Baiano de Kart foi uma realização da Associação Baiana de Karts (ABK), que organiza o evento, em parceria com a Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), e tem o patrocínio da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia, Governo do Estado da Bahia através do FazAtleta.
Veja quem se deu bem na última etapa:
Categoria Cadete
1º Felipe Silva
2º Juan Manuel
3º Lilian Sabarin
4º Gutemberg
Super Kart
1º Alexandre Rosário
2º Adrielle Sabarin
3º Victor Luz
Sênior 125 cc
1º Mário Dantas
2º Euvaldo Luz
Sport 400
1º Alexandre Rosário
2º Vicente Iniesta
3º Cássio Almeida
Sport 400 Jr
1º Hilton Kleyrisson
2º Carliston Monthé
3º Ricardo Oliveira